quarta-feira, 3 de junho de 2009

Papel dos País e Encarregados de Educação

Os pais e encarregados de educação têm um papel fundamental na alimentação dos seus filhos/educandos. Desde cedo que lhes compete o papel de transmitir saberes, revelando condutas alimentares que ajudem a posterior modelação de comportamentos salutares dos seus filhos/educandos.
Por outro lado, cabe à escola uma função educativa, nomeadamente a transmissão de
conhecimentos essenciais para o crescimento intelectual e cognitivo dos alunos.
Assim, escola e famílias devem cooperar no sentido de uma educação para uma alimentação
saudável.
Sugere-se que os pais e encarregados de educação tenham uma atitude pró-activa junto da escola, exigindo que esta forneça alimentos e refeições saudáveis em detrimento de opções alimentares menos correctas e supervisionando as refeições dos seus filhos.

Para tal, devem:
· Conhecer quais as refeições intermédias que adquirem na escola;


· Excluir os géneros alimentícios pouco saudáveis dos lanches (merendas) que levam de casa para a escola;


· Insistir para que os seus filhos almocem no refeitório escolar.


Para além dos cuidados a ter em matéria de alimentação, compete ainda aos pais incentivar os filhos a serem fisicamente activos. A criança deve ter espaço e tempo para tudo: estudar, ver televisão, jogar videojogos, mas também actividades de lazer e recreativas, que sejam dinâmicas.


Cabe aos pais “imaginar”/“inventar” formas de promover a actividade física, incentivar os filhos a serem fisicamente activos com actividades de lazer e recreativas dinâmicas, imaginando formas de promover a actividade física dos filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário